CEGIS-USP

Prof. Maicon G. Oliveira

Biografia

Professor de Gestão de Tecnologia e Inovação do Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Universidade de São Paulo (USP). Autor do primeiro livro brasileiro de roadmapping: “Roadmapping: uma abordagem estratégica para o gerenciamento da inovação em produtos, serviços e tecnologias”. Mais informações em www.roadmapping.com.br. Ex-professor associado do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), no Campus Avançado de Poços de Caldas. Ex-presidente do Instituto de Inovação e Gestão do Desenvolvimento de Produtos (www.igdp.org.br). Doutor em Engenharia de Produção, Mestre em Engenharia de Produção e graduado em Engenharia Mecânica (ênfase projetos de produto) pela EESC-USP. Doutorado sanduíche e Pós-doutorado no Centre for Technology Management (CTM), Institute for Manufacturing (IFM), University of Cambridge, UK. Áreas de trabalho: gestão estratégica da inovação, roadmapping, digitalização e tecnologias digitais, servitização, desenvolvimento de produtos e serviços, e empreendedorismo.

Linhas de Pesquisa

  • Gestão Estratégica de Inovação
  • Roadmapping Estratégico de Inovação
  • Digitalização da Gestão da Inovação

Publicações

  • Oliveira, M.G. et al. (2023). Dawn of Digital Roadmapping. Research-Technology Management, v. 66, p. 41-52.
  • Oliveira, M.G.; Routley, M. & Phaal, R. (2022). The digitalisation of roadmapping workshops. Journal of Engineering and Technology Management. (69) July-Sept. Click for more information.
  • Piccirillo, I. N. ; Amaral, D. C.; Oliveira, M.G. (2022). A Research Agenda for Collaborative Roadmapping Supported by Blockchain Technology. Sustainability, v. 14, p. 13093.
  • Piccirillo, I.N.; Amaral, D.C. Oliveira, M.G. & Ferreira, E.B. (2022). Digital roadmapping in the pandemic: lessons from collaboration in the glass industry. Technology Analysis & Strategic Management.
  • Oliveira, M. G. et al. (2019) The concept of ‘roadmapping service’: exploring customer perspectives of roadmapping through the service lens. In: 22nd International Conference on Engineering Design (ICED). Delft, The Netherlands.

Contato

        • E-mail: maicongdo@usp.br
        • LinkedIn
        • Lattes CNPq
        • Google Scholar